data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: Gabriel Haesbaert (Diário)
Pela manhã, muitas pessoas passaram pelo Calçadão
style="width: 50%; float: right;" data-filename="retriever">
A manhã de sábado foi de movimento intenso no Centro. O dia ensolarado, véspera de Dia das Mães, deixou a cidade tão movimentada quanto um dia antes da pandemia do coronavírus. O que fez diferença no cenário, entre um dia "normal" e o sábado, é que a maioria das pessoas usavam máscaras pela área central. O item, que virou essencial na prevenção de Covid-19, é obrigatório para ingressar no interior de estabelecimentos como farmácias, lojas e mercados.
Itaara confirma o primeiro caso de coronavírus no município
Nos bastidores das lojas, muitos trabalhadores e clientes comentavam sobre o suposto fechamento do comércio após o Dia das Mães. Em uma transmissão ao vivo em seu Facebook, na noite de sexta-feira, o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) desmentiu essa informação. Neste sábado, o governador do Estado, Eduardo Leite (PSDB) deve anunciar um novo decreto, que vale a partir de segunda-feira no Rio Grande do Sul, com regras para as atividades econômicas.
A presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Maria (CDL) disse que o horário estendido contribuiu para a segurança das pessoas ao circular pela área central.
- Teve muita procura de pequenas lembranças e muito movimento. Essa segurança com o horário estendido fez com que nos últimos dias o comércio tivesse uma boa reagida. A gente entende que o momento ainda é de controle e de consumo consciente, porém essa liberdade que tivemos deu uma certa estabilidade emocional para as pessoas andarem um pouco mais na cidade - afirma.
Na Caixa Econômica Federal, que teve a agência aberta na entre 8h e meio-dia de sábado, não havia filas. Ao contrário de outros dias, quando muitas pessoas precisaram fazer o saque do auxílio emergencial, poucas pessoas chegavam ao banco para entrar ou pedir informações.
Campanha de vacinação será aberta para mais grupos a partir de segunda-feira
Neste sábado, o comércio funciona com horário ampliado em função do Dia das Mães: as lojas de rua podem ficar abertas até 19h e as lojas de shoppings até 20h.